sábado, 10 de abril de 2010

Diga NÃO ao Ato Médico

Oi, pessoal.
Hoje estou aqui para falar de uma coisa muito séria: A nova lei do Ato Médico.
Esse é um assunto muito complexo e que prejudicaria muitos profissionais da área da saúde.
O melhor é ler um pouco mais sobre o assunto.
O link é:
http://www.atomediconao.com.br/
E não se esqueçam de votar contra essa nova lei.
Abraço a todos.
Érica

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Escola Brincar

Olá!
Estou eu de novo por aqui, só pra recomendar uma pesquisa pra quem se interessar sobre o BRINCAR e sobre CRIANÇAS.
No meu primeiro período fizemos duas visitar ao Centro de Estimulação Especial - BRINCAR, que é uma escola fundada por seis terapeutas ocupacionais formadas na UFMG em 1985. Eles fazem um trabalho muito bacana por lá, vale a pena conferir.
O link é:
http://www.escolabrincar.com.br/
Deem uma olhada ou marquem uma visita, eles vão te receber com muito carinho.
Abraço.
Érica


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aos trancos e barrancos; idas e vindas

Oi, gente.
Eu de novo.
Prometo que não vou postar mais nada hoje.
rsrrs
Mas esse post vejo como essencial, pois conta uma história verídica, vivida por mim, e que acredito que muitos dos estudantes atuais e futuros de terapia ocupacional estão passando ou vão passar por isso.
DESISTIR DO CURSO!
Quando ingrassei no curso de terapia ocupacional, no 1º semestre de 2009, acreditava fielmente que T.O. seria um curso da área da saúde que teria várias, inúmeras, para ser sincera quase a totalidade das matérias relacionadas a áreas humanas ou artes, ou pelo menos que a minoria das disciplinas seriam no ICB (É verdade, ledo engano.)
Acontece, que no primeiro dia de aula de História da Terapia Ocupacional, após a apresentação dos alunos, a primeira nota que a professora Adriana ressaltou foi : "T.O. não é arte!". Pensei: " E agora! O que estou fazendo aqui!?"
O fato é que somando essa suspresa mais o turbilhão do ciclo básico do ICB, me fizeram repugnar Terapia Ocupacional. Via apenas o lado ruim, as matérias ruins, as atividades mais difíceis, e me esqueci de todos os pontos marcantes e maravilhosos de T.O. Acabei saindo de T.O. antes do 1º período acabar, tamanho era o meu desespero frente à situação. havia conseguido uma bolsa integral para estudar Publicidade e Propaganda na PUC Minas. É verdade, um curso completamente diferente, mas afinal de contas, tinha muita, muita arte mesmo (Isso era o mais importante no momento). Começei e tudo ia bem, até cair a ficha...
"O que estou fazendo aqui?" Foi a pergunta que me fiz nas primeiras férias depois de PP.
Esse foi o ponto mais importante da minha escolha profissionale principalmente pessoal. Perceber o rumo o qual estava tomando e analisar o que eu realmente queria fazer como contribuição para um mundo melhor e mais "saudável" em todos os sentidos.
Não quero colocar a Publicidade aqui como o mal do mundo, ela tem um poder tão forte que poderia e pode exercer muitos papéis importantíssimos e relevantes para contribuir para melhoria social, mas o fato é que todos veem e vivem o verdadeiro papel que publicidade exerce em sociedade: venda e alienação.
"Não, não era o que eu queria para mim." Percebi que estava desviando completamente de tudo o que havia planejado, sonhado e acreditado até então. Sinceramente, sei que não vou mudar o mundo, mas me sinto muito feliz de saber que poderei contribuir para melhorar as condições de vida e promover a independência de muitas pessoas  que também poderão fazer a sua contribuição para o mundo.
No fim? Resolvi voltar para a T.O.
"Você é louca! Você não decide. Tem certeza?" Era o que diziam para mim. "Se tivesse ficado mais um pouco, heim..." Ouvi muito isso. No início me cobrei muito por isso, mas depois percebi o aprendizado e a experiência que isso me proporcionou. Hoje!? Não me arrependou nem um pouco de ter arriscado para poder vestir a camisa da T.O. com todas as minhas foras a partir de agora.
Mas o que realmente gostaria de ressaltar aqui, é que T.O. não é um curso perfeito. Nenhum curso é. Vale a PERSISTÊNCIA nesse momento. Mas principalmente, ter a preocupação de ver O LADO BOM DAS COISAS, antes de dizer não. Se perceber que não, arrisque e lute pelo o que acha melhor para escrever a  sua história
Hoje, tenho muito orgulho de tudo o que passei e principalmente de estar de volta. Hoje vivo o curso de uma forma que acredito que não conseguiria se não estivesse desistido e retornado. Por isso, só posso contar uma coisa, MEDITEM! Mas não no sentido zen da palavra, mas no sentido de permitir um momento sozinho com suas ideologias e convicções para perceber qual o verdadeiro sentido da sua vida, não apenas do curso, ou da sua profissão. É pensar: "O que eu gostarei de ser e como gostaria de ser lembrado há alguns anos?" Parece fácil, mas tente uma vez... Perceberá quantas dúvidas e ao mesmo tempo quantas ideologias bacanas nós temos.
UFA!
É isso...
Abraço a todos.
MEDITEM!
Érica
Boa noite pessoal, eu de novo postando aqui,né!?
mas acho que ia ser muito bacana divulgar um banco  de artigos que estamos fazendo com trabalhos apresentados pelos alunos do 2º período de Fundamentos de T.O. 2010, relacionados às diferentes áreas de ocupação utilizadas na terapai ocupacional. Quem se interessar o link é:
http://www.4shared.com/account/dir/34969781/95607498/sharing.html?rnd=32
Espero que vocês gostem.
Abraço.
Érica

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Visita a Casa de Apoio AURA

Vou começar contando uma experiência mais recente que tive por me interessar pela terapia ocupaional e por ter um desejo muito forte de fazer um trabalho voluntário.
Resolvi então fazer um visita a Associoação Unificada de Recuperação e Apoio AURA, de crianças e adolescentes com câncer, junto mais duas amigas do 3º período de terapia ocupacional.
Chegamos lá empolgadíssimas para encontrar uma vaga de trabalho voluntário mesmo que não fosse para acompanhar a T.O., mas apenas para participar, contribuir e ver a rotina das crianças.
Quando chegamos lá, havia um senhor que ajudava a casa há alguns anos, após a morte de seu filho pelo câncer, o qual estava fazendo uma lista de matimentos em falta na casa. Ele nos recbeu muito bem e contou sobre a sua participação na casae da importância do trabalho feito pelos profissionais e voluntários.
Esperávamos ansiosamente pela resposta da vaga do trabalho voluntário, mas FELIZMENTE, existe uma lista relativamente grande de interessados pelo trabalho voluntário, então apenas fomos apresentadas a casa.
A Casa de Apoio AURA é uma associação que recebe as crianças e adolescentes que tem que fazer o tratamento de cAncer em BH, e não têm outro lugar para ficar. Se hospedam lá, juntamente com um acompanhante, e recebem carinho, atenção e cuidado de T.O.'s, psicólogos, pedagogos e outros. Formando um ambiente muito agradável e bem estruturado.
Foi um prazer muito grande ter feito a visita, ainda pretendo ajudá-los de alguma forma. mas o meu intuito nesse post, foi contar uma das minhas experiências relacionadas à T.O. e divulgar o belo trabalho da casa aura.
Se alguém quiser saber mais, o site está abaixo:
http://www.aura.org.br/
Abraço a todos.
Érica

Iniciação

A idéia para criar esse blog se deu durante uma aula de Fundamentos de Terapia Ocupacional, lecionada pela professora Adriana Drummond, em que deveríamos apresentar dúvidas sobre o curso. Porém percebi que a maioria das dúvidas na verdade eram reclamações com relação ao reconhecimento do curso pela sociedade em geral. Afinal, a pergunta "Terapia ocupacional, o que é isso?" é muito comum na rotina de estudantes e talvez dos profissionais de T.O.
Logo, pensei que seria necessário um trabalho em conjunto, para a divulgação da profissão. Porém, percebi que seria muito interessante de houvesse um local, ou um portal, para que os alunos debatessem sobre suas dúvidas, sobre suas opniões e sobre sua vivências no mundo da terapia ocupacional, pois acredito que conversando, debatendo e divulgando poderíamos construir uma rede muito ampla sobre o mundo dessa maravilhosa profissão.
Gostaria de fazer desse blog, um meio dos alunos contarem sua dúvidas e experiências durante a graduação, que os professores dissertassem sua visões sobre a profissão, que os profissionais demosntrassem a prática da terapia ocupacional e que todas as pessoas afins encontrassem nesse portal a resposta de suas pesquisas.
Espero que haja essa imensa troca de diversos segmentos, para que essa profissão seja um pouco mais conhecida e reconhecida por todos que percebem o verdadeiro valor da terapaia ocupacional para todos aqueles que estão à margem.
O nome do blog pode ser mudado é claro, mas pensei em TEOSOS por ser uma representação abrangente e lúdica para todos aqueles que estão interessados e ligados na Terapia Ocupacional, na T.O., os T.Osos(TEOSOS).
Participem!
Obrigada,
Érica